7 de jul. de 2014

Na estrada em janeiro de 2015!

Um ano e meio de trabalho, muito trabalho. 
Pesquisas, contatos, perguntas, cálculos, cálculos e mais cálculos.
Muitas dúvidas, teorias, dados a serem considerados, tantas variáveis.
Um ano e meio de trabalho que passou como se fossem poucos dias.

Havíamos pensado em partir somente em 2017, mas todos os viajantes com quem conversamos nos disseram a mesma coisa: "é muito tempo, tempo demais para esperar".
Após analisarmos várias questões, decidimos adiantar a partida para início de janeiro de 2015.

Desde o início do projeto, muita coisa mudou.
Havíamos comprado uma Kombi T1 1975 e a ideia era restaurá-la para depois colocarmos o pé na estrada, partindo do Brasil.
Depois de várias pesquisas, decidimos vender a Jujuba (com muita dor no coração...), comprar o carro nos Estados Unidos e partir de lá. Além de ser muito mais barato que aqui no Brasil, no mercado americano existem várias gerações de Kombis (T1,T2,T3) à venda, com inúmeras opções de motorização e algumas até com opção de tração 4x4, o que pode ser muito interessante para cruzarmos algumas regiões mais difíceis.
Além disso, no Brasil, além de restaurarmos a Kombi, teríamos que mandar fazer todo o interior, equipando com cama, armários, balcão, fogão, geladeira e pia, entre outras coisas.
Fizemos diversos orçamentos e constatamos que, com o valor final da nossa kombi pronta aqui no Brasil, poderíamos comprar duas nos Estados Unidos e ainda sobraria um bom dinheiro. Lá existem versões como a Westfalia, que já vem com tudo pronto de fábrica.
A única coisa da qual não abriremos mão, de jeito nenhum, é que seja uma Kombi (ou corujinha, pão de forma, VW Bus, vanagon... ela é chamada de tantos nomes diferentes pelo mundo afora!).

Hoje terminamos de traçar um mapa com o nosso "roteiro básico de viagem". Levamos em consideração vários ítens, como clima (fundamental), custos, tempo de viagem, viabilidade de acesso, lugares imperdíveis e culturas com as quais queremos muito ter um contato profundo.

Dividimos o projeto em 4 etapas:


Visite nossa fanpage, curta e saiba de todas as novidades: https://www.facebook.com/mundoemverdeamarelo
______________________________________________

A primeira etapa se inicia em 15 de janeiro de 2015 e deve durar um ano.

Comprarei o carro na California e farei uma grande volta pelos Estados Unidos, seguindo pela costa oeste até o Canadá e Alaska, retornando pela costa leste até Miami, concluindo assim, a primeira etapa. 

Clique no mapa para ampliá-lo

Por uma questão de custos e logística, farei esta etapa sozinho.
Carla irá me encontrar no início de 2016, nos Estados Unidos, para então darmos início à segunda etapa, rumo à américa latina.

____________________________________________

Visite nossa fanpage, curta e saiba de todas as novidades: https://www.facebook.com/mundoemverdeamarelo

14 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Estou babando de inveja e admiração. Sigam boa viagem gente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Claudia, muito obrigada. Você poderá "viajar" conosco acompanhando nossa aventura pelo facebook! Abraços.

      Excluir
  2. Hey Guys good luck on your trip, it would be great to be able to add your site to overlandsphere.com.

    Martin & Nicole (myoverlandadventure)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello friends! Their fantastic adventures! We'll add your site on our blog.
      What do you need to add our blog at overlandsphere.com?
      We would love to meet them. Hopefully, we will know on the road, friends!
      A big hug and good adventures for you! :)

      Excluir
  3. Boa viagem. É um roteiro interessante. Eu pretendo em breve iniciar o meu. Espero que se divirtam muito e poste o máximo que puder de fotos, comentários e dicas. Vou segui-los.Abraços e boa viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Ficamos curiosos em conhecer o seu roteiro. Seria interessante trocarmos figurinha, sem dúvida.
      Quando estivermos na estrada, manteremos um diário de viagem, publicando textos, fotos e vídeos do nosso dia a dia, sempre que possível.
      Também vamos seguí-los.
      Um grande abraço, ótima viagem e muitas aventuras pra você!

      Excluir
  4. Você pode receber todos os nossos novos posts por e-mail. Basta informar seu endereço de e-mail no campo "SEGUIR POR E-MAIL", localizado à esquerda do nosso Blog.

    Diariamente também publicamos um conteúdo diferenciado em nossa fanpage (muitas fotos, vídeos e textos). Vale a pena você dar uma olhada e curtir a página no Facebook, para estar sempre por dentro das novidades: www.facebook.com/mundoemverdeamarelo

    ResponderExcluir
  5. Vamos acompanhar vocês. Que a aventura seja só de alegria para os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Oriom, muito obrigado pelo incentivo, amigo. Um grande abraço!!! :)

      Excluir
  6. Olá, legal sua iniciativa, já fiz de L.Angeles a Foz do Iguaçu em um carro elétrico, se precisar informações e puder ajudar estou a disposição. Tbem estou com um projeto para 2015, visitar os principais Parks Nacionais das Américas, segue o link da pagina e de lá pode ir ao site tbem, vou curtir e te acompanhar grande abraço e sucesso na empreitada. https://www.facebook.com/expeditionparksamericas?ref=hl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela aventura a sua, Waldeck! Vou entrar em contato sim. Tenho certeza de que você tem muita experiência para nos ajudar. Desejo muito sucesso em seu novo projeto. Conte conosco em tudo que pudermos ajudar, amigo!

      Excluir
  7. Legal a aventura. O que vocês acham da Caravelle T4 ? Que na verdade é a Kombi 4. Motor a diesel. Muito confortável e econômica. Se optarem por ela e precisarem dicas de mecânica dela podem me procurar. Parabens pela aventura. Rodrigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo! A T4 é bem interessante. Tem muito espaço e motor diesel, que são duas qualidades, sem dúvida.
      O problema é que este modelo, por ser mais moderno, além de mais caro na hora da compra (estamos optando por um orçamento bem enxuto), também tem peças de reposição com valor mais elevado que os modelos anteriores.
      Outra preocupação é justamente conseguir as peças de reposição. Vamos levar muitas peças extras - coisas que normalmente têm maior desgaste natural - mas mesmo assim, sempre haverão surpresas.
      Na Europa e Estados Unidos, onde foi vendida, sem problemas, mas nos países da América Latina é uma dor de cabeça. No ano passado recebemos um casal de amigos catalães que estão viajando as Américas com uma T4 e vimos a dificuldade que estavam encontrando para conseguir peças de reposição para aquele modelo.
      Mesmo em São Paulo, por exemplo, passaram muitos dias parados até conseguirem encontrar um jogo de embreagem e algumas borrachas para a alavanca de câmbio, que estavam gastas.

      Por enquanto, somando prós e contras de todos os modelos de Kombi e seguindo conselhos e dicas de inúmeros viajantes com experiência em VW's, acredito que optaremos pela T3 Syncro, se couber em nosso orçamento.

      De qualquer forma lhe agradeço muito a dica!

      Grande abraço, Rodrigo!

      Excluir